terça-feira, 21 de setembro de 2010

Companheira Geanni Rivia reflete sobre "Ser diferente é normal!"


Afinal, o que é ser normal? Quem é mais normal? Você? Eu? E por que sendo diferente seria anormal? Andei fazendo essas indagações a mim mesma e cheguei ao questionamento mais preocupante. Nascer com alguma diferença cerebral, física ou o que quer que seja - pois não tenho conhecimentos específicos para mencionar - é motivo suficiente para olhar o outro individuo com olhos anormais? Quem seria mais diferente? O que se julga normal e perfeito sobre todos os aspectos?

É normal analisar o outro como incapaz? É normal ser indiferente ao que o outro pensa e sente? Somos normais quando assistimos tantos atos de selvageria e intransigência por parte de tantos seres tidos como normais e não refletimos o quanto pessoas assim é que não são normais?

Sempre olhei com carinho, mas cometia um engano inconsciente e ignorante, quando olhava com olhos de piedade, pessoas que não nasceram normais, no que concerne a saúde, se comparadas a mim. Não o fazia intencionalmente, mas porque não compreendia. Hoje, depois de tantas oportunidades que a globalização nos dá, pude entender esse universo e incutir esse slogan: “ser diferente é normal” só fico pensando no sofrimento que as famílias passam ao tentar explicar ao mundo que seus filhos não devem ser rejeitados, ignorados e desrespeitados. E mais ainda. Penso em como essas mães devem imaginar o que outras tantas mães não prefeririam ao assistir a perda de seus filhos “normais”, seja pelo uso das drogas, pela violência e pela ganância que os 
leva a cometer tantas injurias e sofrimentos.

Isto é normal? Causar nos outros sofrimento é normal? Pois creio que pessoas que tem apenas bondade em seus corações, que amam, que sorriem, que alegram aos outros, mesmo tendo características físicas ou mentais diferentes, são mais normais do que tantos que pensam e agem como se tudo de errado lhes parecesse normal. Pois viva aqueles que mesmo sendo diferentes, são gentis e mais humanos, e sendo assim, normais.

                                                     Geanni Rívia (Nani)


Um comentário: