sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rotary Club João Pessoa Bancários prestigia Inauguração da Cozinha Comunitária do Timbó


O Rotary Club João Pessoa Bancários esteve presente a inauguração da Cozinha Comunitária localizada na Rua Seleida A. Ferreira, S/N, na Comunidade do Timbó, Bancários. 

O Diretor do Quadro Social Abelardo Maia representou o clube na inauguração que contou com a presença além do público em geral de autoridades, políticos e do nosso sócio honorário Padre Marcondes que também prestigiou o evento.
O público-alvo das Cozinhas é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A Cozinha comunitária do Timbó atenderá diariamente 200 (duzentas) refeições para a comunidade local.

As Cozinhas Comunitárias estão ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e são equipamentos públicos de alimentação e nutrição que produzem, distribuem e/ou vendem refeições saudáveis a preços acessíveis. Também se constitui em um lugar de encontro para as pessoas da comunidade, colaborando com a organização comunitária, ações de educação popular, e articulando ações intersetoriais para promoção da segurança alimentar e nutricional. 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Instituições reúnem-se no Rotary Bancários para debater Educação Ambiental na comunidade do Timbó

Dentro do planejamento estabelecido na última reunião do dia 19 de abril de 2011, na secretaria municipal de planejamento com a secretaria Estelizabel e com o Secretário de Habitação José Guilherme, o Rotary Club João Pessoa Bancários recebeu na noite desta quarta-feira (27/04) representantes de diversas instituições representativas do bairro e do poder público municipal para estabelecer um debate, planejamento e cronograma para a implantação de uma política de educação ambiental na comunidade do Timbó.
Em pauta a implantação a partir do dia 03 de maio de políticas de Educação Ambiental na comunidade do Timbó, inicialmente com uma ação emergencial comandada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa com todos os órgãos municipais tendo a frente a defesa civil promovendo ações reparadoras dos danos causados pelas chuvas.

No período de 21 a 28 de maio, a comunidade será mais uma vez ocupada de forma cidadã pelas instituições representadas na reunião, levando serviços dos órgãos públicos e projetos de educação ambiental, casa a casa e com o treinamento de multiplicadores.

O Rotary Club João Pessoa Bancários ficará responsável em parceria com a Paróquia Menino Jesus de Praga de criar um "Comando Ambiental" na comunidade com o treinamento em parceria com os órgãos ambientais de multiplicadores e agentes fiscalizadores da própria comunidade para estabelecer um processo continuo de educação ambiental através da conscientização.


Padre Marcondes Meneses da Paróquia Menino Jesus de Praga, que deu inicio a campanha SOS Timbó falou sobre a importância da ação ambiental, colocando a igreja e seus movimentos pastorais a inteira disposição da concretização do projeto.

Novo encontro ficou agendado para o dia 03 de maio na sede do Rotary para fechar a programação da semana de cultura ambiental.


Estiveram presentes a reunião o Padre Marcondes Meneses, representando a Paróquia Menino Jesus de Praga, João Eduardo Moraes de Melo, representando o CONSEG Bancarios e juntamente com Abelardo Maia representando o Rotary Club João Pessoa Bancários, Chicão, Silvana, Marcilio, Roseli e Carlos  representando a Associação dos moradores do Timbó, Ceiça representando o Conselho Paróquial do Timbó, Juliana representando o Núcleo Rotário e a Assoc. Juventude e Ação do Timbó, Marcos Alexandre representando a Comunidade em ação, Tiberio, Mendes e Valdeci representando o Orçamento Democrático, além dos representantes do poder público municipal Jacomé Secretario adjunto do Desenvolvimento Social, Edmilson Fonseca EMLUR, Geraldo Moreira Vigilância Ambiental, Edith Rodrigues SEDES, Ozeni CEPAM/SEMAM, Anderson Leite SEMAM e Sara Luiza e Ana Luiza representando o gabinete do vereador Raoni Mendes.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rotary Club João Pessoa Bancários participa de reunião sobre o trânsito no bairro dos bancários com Superintendente da STTRANS

Na tarde desta terça-feira (26/04) às 15:00 hs, representantes do Rotary Club João Pessoa Bancários, da Paróquia Menino Jesus de Praga e do Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários foram recebidos pelo Superintendente da  STTRANS Nilton Pereira e seu adjunto Paulo Freire.
Na pauta a discussão sobre as soluções para os problemas no trânsito que afligem os moradores do bairro.
A comissão esteve composta pelos rotarianos João Eduardo, Abelardo Maia e Ednaldo flor, além do Padre Marcondes Meneses representando a Paróquia Menino Jesus de Praga. 
Na ocasião, foi destacada pela comissão a necessidade de diálogo com o Poder Público no sentido de viabilizar as melhorias no trânsito do bairro dos Bancários e circunvizinhos.
O Superintendente apresentou à comissão o projeto do PAC da mobilidade urbana, bem como deu algumas informações sobre estudos daquele órgão para desafogamento do trânsito na região.

No final, ficou agendada uma audiência pública com representantes da STTRANS para o dia 04 de maio, às 19:30hs, no salão da Igreja Menino Jesus de Praga, nos Bancários. 

Todos são convidados.

EGD Kleber Toscano profere palestra sobre "Ser Rotariano"

Na última segunda-feira (25/04) o Rotary Club João Pessoa Bancários recebeu a visita do EGD Kleber Toscano, que veio ao clube para proferir palestra sobre Ser Rotariano.
Kleber discorreu com maestria e muito conhecimento sobre o que é Rotary as suas avenidas de serviço e a empolgação que toma conta do seu coração em ser rotariano. 
Finalizando a reunião foi servido um jantar para todos os presentes como forma de companheirismo.

Associada Maria de Fátima Barros recebe o titulo PAUL HARRIS

Durante a festiva do último dia 25 de abril de 2011, que contou com a honrosa presença dos governadores assistentes João Manuel e Hermnan Cesar, além dos EGD's Jorge Rosa e esposa e Kleber Toscano, o Rotary Club João Pessoa Bancários fez a entrega do titulo PAUL HARRIS a associada Maria de Fátima Barros.
Maria de Fátima foi presidente do clube no ano rotário 2009-2011 e atualmente exerce a vice-presidência e a presidência do conselho de ex-presidentes.
O presidente João Eduardo saudou a associada, enaltecendo as suas qualidades e dedicação como rotariana durante a sua trajetória no clube e a força de unidade que a mesma exerce sobre os associados do clube. 
Convidados os companheiros Ednaldo Flor fez a entrega do Certificado, o Governador assistente João Manuel o PIN e o companheiro Clisaldo a medalha comemorativa do titulo PAUL HARRIS.


Governador Assistente Hermann Cesar recebe o titulo de Sócio Honorário do Rotary Club Bancários

O Governador Assistente Hermann Cesar, do Rotary Club Sul, clube padrinho do Rotary Club Bancários, foi agraciado com o titulo de Sócio Honorário, pelos relevantes serviços prestados ao clube inclusive contribuindo para a sua fundação.
Hermann foi saudado pelo Companheiro Ednaldo Flor, primeiro presidente do clube, que enalteceu as qualidades do novo sócio honorário e recebeu o titulo das mãos do companheiro Abelardo Maia.

Padre Marcondes recebe o titulo de sócio honorário do Rotary Club Bancários

O Padre Marcondes Meneses, da Paróquia Menino Jesus de Praga nos Bancários, recebeu por unanimidade, após votação do Conselho Diretor do clube ratificado por todos os associados, o titulo de Sócio Honorário do Rotary Club João Pessoa Bancários.
O novo sócio honorário que agradeceu a deferência dizendo-se um "rotariano de coração" tem sido um parceiro do Rotary Club em diversas ações sociais, através da Paróquia Menino Jesus de Praga, tendo inclusive durante a sua passagem pela Paróquia de São Francisco em Mangabeira apoiado a criação naquele bairro de um N.R.D.C.
Saudado pela companheira Geanni Rivia, Padre Marcondes recebeu o titulo das mãos da companheira Maria de Fátima Barros. 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Rotary Club João Pessoa Bancários participa ativamente da Semana Santa

Dando inicio as comemorações dos 10 anos da sua fundação, o Rotary Club João Pessoa Bancários participou ativamente das celebrações da Semana Santa realizadas pela Paróquia Menino Jesus de Praga nos Bancários.
Na quinta-feira santa, durante a missa da ceia do Senhor, os rotarianos Abelardo, Fabyana, Afonso e Zezinha, tiveram os pés lavados pelo sacerdote em sinal de humildade, lembrando na atitude de Jesus o ensinamento maior do Rotary que é "Dar de Sí antes de pensar em Sí". 
Durante a procissão do Senhor Morto, na sexta-feira da paixão, membros do Rotary carregaram o andor do Senhor morto e de Nossa Senhora, em sinal de serviço ao próximo.

domingo, 24 de abril de 2011

Blog Rotarianos do Trânsito de iniciativa do Rotary Club Bancários recebe referência da coordenação do Grupo de Trabalho

Através do email intitulado: O Rotariano João Eduardo e o trânsito no Brasil, o companheiro Adilio Valadão, Associado Representativo do Rotary Club São João de Meriti, RJ, que criou o grupo de trabalho Rotarianos no Trânsito, com a colaboração do Companheiro Antônio Joaquim Cunha, do Rotary Club Duque de Caxias, RJ, encaminhou email a Governadora Tereza Neuma do nosso distrito agradecendo e enaltecendo a participação do Rotary Club João Pessoa Bancários na efetiva e dinâmica participação no grupo.

Transcrevemos abaixo o email e a resposta da nossa governadora:



À
Ilustre Governadora do Distrito 4500
Rotariana Tereza Neuma de Castro Dantas

Companheira Governadora:

A revista Brasil Rotário, edição de abril, tem em sua capa referência a artigo sobre o trânsito no Brasil e no mundo e suas conseqüências, nefastas em sua maioria, sobre a humanidade.

O referido artigo é de minha autoria, Adilio Valadão, Associado Representativo do Rotary Club São João de Meriti, RJ, com a colaboração do Companheiro Antônio Joaquim Cunha, do Rotary Club Duque de Caxias, RJ, verdadeiro pilar central do movimento por mim criado, denominado Rotarianos no Trânsito.

Com este movimento pretendemos conscientizar o maior número possível de rotarianos a respeito desta epidemia silenciosa que ataca a todos nós, sem distinção de sexo, idade, religião, nível sócio-econômico-cultural, se pedestres ou motorizados: todos somos vítimas em potencial.

O Grupo Rotarianos no Trânsito foi criado após a aceitação da idéia pelo atual Governador Distrital Antonio Carlos Coutinho, e teve no Companheiro Antônio Joaquim a primeira adesão ao movimento, tornando-se este o verdadeiro pilar central de nossas ações, comunicador nato que é.

Mas eu estaria em falta se não relatasse à Governadora que um dos rotarianos de seu Distrito, o Companheiro João Eduardo Moraes de Melo, atual presidente do Rotary Club João Pessoa/Bancários, não fosse, da mesma forma, um dos baluartes de nossas ações, havendo, inclusive criado um blog - http://rotarianosnotransito.blogspot.com, cujo endereço está presente nos inúmeros e-mails enviados pelo Antônio Joaquim, levando o nome de Rotary e suas ações a milhares de pessoas e grupos, no Brasil e no exterior.

O arquivo anexado contém palavras de agradecimentos e congratulações pelos trabalhos e ações do João Eduardo, presentes, além do blog, no site www.transitoweb.com.br, do qual ele é um dos dirigentes maiores. Seu Distrito, portanto, está de parabéns por contar com um rotariano atuante como o é o João Eduardo.

A missão que temos é extensa. O assunto é tão grave que a ONU criou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. São ações das mais variadas espécies que serão desenvolvidas a nível mundial durante a próxima década. A ONU criou também o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, celebrado no terceiro domingo de novembro.

O site www.chegadeacidentes.com.br, um dos maiores referenciais sobre este triste assunto, criou o marcador de acidentes, isto é, um placar que contabiliza mortes e vítimas de acidentes de trânsito desde 18 de setembro de 2009, em tempo real. Os números são vergonhosos para um Brasil que queremos moderno e desenvolvido, em plena segunda década do século 21: 59.540 mortos e 188.630 acidentados, alguns destes morrendo após o acidente, outros permanecendo com seqüelas para toda a vida. Estes números equivalem, Governadora Tereza, à queda de um avião da Ponte Aérea Rio-São Paulo, todo dia. De um Air Bus A330, a cada três dias. De um Boeing Jumbo a cada sete dias. Mas a seguradora Líder do DPVAT (seguro obrigatório para autos), utilizando critérios diferentes, aponta números ainda piores: por suas contas, o número de mortos por acidentes de trânsito, por dia, no Brasil, chega a 167!

Espero que a Governadora concorde se eu disser que não podemos ficar inertes, não apenas como rotarianos, mas como cidadãos, como partes da sociedade brasileira, diante de números tão acabrunhantes.

Daí meus cumprimentos ao João Eduardo por sua postura.
E ao Distrito 4500 por possuir, entre seus componentes, um João Eduardo.

Desejo que seu período na Governadoria, faltando poucos
meses para terminar, seja para sempre lembrado pelo êxito nas ações rotárias empreendidas.

Com os cumprimentos do

Adilio Valadão.
ROTARIANOS NO TRÂNSITO.

Resposta da Governadora Tereza Neuma

Caro Companheiro Adilio,

Agradeço as suas palavras elogiosas ao Companheiro João Eduardo. Fique certo de que  João é um rotariano modelo em várias ações  humanitárias no nosso Distrito e eu não tenho cansado em fazer elogios ao trabalho que vem fazendo junto ao RC João Pessoa Bancários.

Esse problema é grave e realmente com o engajamento do Rotary podemos tentar conscientizar as pessoas da gravidade e da nossa responsabilidade.

Parabéns pela iniciativa e que ele ajude a diminuir as estatisticas.

Conte conosco.
sds
Tereza Neuma


Carta a João Eduardo

Meu Caro Companheiro João Eduardo, boa tarde.

A publicação de nosso artigo como matéria de capa na Revista Brasil Rotário de abril foi o primeiro grande marco de trabalho que desenvolvemos junto com tantos parceiros Brasil afora, com você e o Companheiro Antônio Joaquim brilhando na “Comissão de Frente”. Neste caso, atiramos no Sol e acertamos nas estrelas: nosso objetivo era convencer ao Presidente da Brasil Rotário Companheiro Carlos Henrique Fróes e à sua Diretoria Executiva a realizarem a apuração de concursos de redação, nos três níveis escolares, que seriam promovidos por cada um dos Distritos Rotários no Brasil e premiando aos três vencedores de cada Distrito. Todavia, a Direção da revista achou por bem não realizar o concurso e propôs a produção de artigo, com a capa temática como um plus.

Todos vimos que, nos últimos dias, a mídia falada, escrita e televisiva veiculou inúmeras reportagens sobre o trânsito e suas conseqüências nefastas na vida dos cidadãos. Desta forma, meu caro João Eduardo, sinta-se muito satisfeito consigo mesmo, como o Antônio Joaquim, eu e outros companheiros que abraçaram esta causa, proferindo palestras em clubes rotários e eventos de outras modalidades, principalmente escolares, eventos de cidadania e outros, sempre levando o nome de Rotary e o combate ao mau trânsito que aí está.
O enfoque que a mídia tem dado ao assunto mostra que estamos no caminho certo, que o trânsito É UMA EPIDEMIA que mata, aleija, destrói vidas e famílias, e nós cidadãos – rotarianos não podemos ficar inertes, vendo a banda, pura e simplesmente, passar.
Deveríamos todos fazer como você, Rotariano no Trânsito de primeiro momento, com seu blog que é, faço questão de repetir, referencial em nosso trabalho, citado em TODOS os e-mails que o Antônio Joaquim envia sobre trânsito, a todo o Brasil.
Atrevo-me a dizer, João Eduardo, ou melhor, atrevo-me a prever, que seu blog evoluirá, no momento certo, e se transformará em um site rotário sobre trânsito. Idealismo, vontade, capacidade e espírito rotário são características já demonstradas por você, de forma ampla e intensa.

Parabéns por sua parcela neste trabalho. Com toda sinceridade: sem você e os demais companheiros, não chegaríamos aonde chegamos e aonde ainda iremos chegar.

Um forte abraço do

Adilio Valadão.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Rotary Club João Pessoa Bancários engajado na campanha SOS Timbó

O Rotary Club João Pessoa Bancários esteve mais uma vez presente a reunião conjunta das Secretarias Municipais de Planejamento, Habitação e Infra estrutura com os representantes de instituições do bairro dos bancários que levantaram a bandeira SOS TIMBÓ, que visa conseguir a redenção da comunidade do Timbó através da sua urbanização.
O movimento que nasceu sob a liderança da Paróquia Menino Jesus de Praga na pessoa do Padre Marcondes Menezes, ganhou dimensão e o respeito dos poderes públicos constituídos que abriram um canal de negociação, possibilitando assim implantar soluções emergenciais, como a imediata retirada de familias de areas de risco eminente, para o período das chuvas em paralelo as soluções definitivas de calçamento, drenagem, construção de casas e do murro de arrimo.
Estiveram presentes a reunião a Secretaria de Planejamento Estelizabel, o Secretario de Habitação José Guilherme, a representante da Secretaria de Infra estrutura Vânia, o Padre Marcondes Menezes representando a Paróquia Menino Jesus de Praga, o Presidente do Conselho de Segurança dos Bancários e do Rotary Clube Bancários João Eduardo Moraes de Melo, o diretor de protocolo do Rotary Bancarios Ednaldo Flor, o Diretor do Quadro Social e editor do blog Armadura do Cristão Abelardo Maia, o Presidente da Associação de Moradores do Timbó Chicão, a secretaria da associação Silvana, a representante da capela de Santo Antonio no Timbó Ceiça, além de diversos representantes do Orçamento Democrático da 14a região.
A reunião avaliada por todos como bastante produtiva, teve como conseqüência imediata a convocação de um novo encontro no dia 27 de Abril as 20 hs na sede do Rotary Club João Pessoa Bancários para o planejamento de uma ação de educação ambiental para a preservação da rede de esgotos e do rio timbó do lixo da comunidade e da promessa de agendamento de nova reunião com a CAGEPA e a SEINFRA para a implantação de medidas emergencias, além do sequenciamento e agilização dos processos licitatórios para o inicio das obras de calçamento, drenagem e contenção de barreiras.
  

segunda-feira, 11 de abril de 2011

I Rotary Fest uma noite inesquecivel no Rotary Club João Pessoa Bancários

O I Rotary Fest, realizado pelo Rotary Club João Pessoa Bancários, na noite deste sábado (09/04), foi um verdadeiro sucesso de público e de animação.
Prestigiado por companheiros rotarianos de diversos clubes, como, o Governador Assistente João Manuel, o presidente do Rotary João Pessoa Nilton e esposa, o companheiro Airton e sua Valkiria e Wallace e Mariinha, entre outros, que ao som da Banda Xangri-lá dançaram até as primeira horas do domingo.
A Paróquia Menino Jesus de Praga esteve representada pelo Padre Marcondes Meneses e pelo Diácono Roberto Inocêncio, e contou com a participação de   diversos membros dos seus segmentos, movimentos e pastorais.
Durante o evento realizou-se um bingo de um óculos de sol, ofertado pela Ótica do Povo, parceira do Rotary Club João Pessoa Bancários.
A animação ficou a cargo da Banda Xangri-lá, que numa mistura de ritmos brindou a todos com uma noite dançante, que contaminou a todos os presentes.  




sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rotary Club João Pessoa Bancários participa da plenária do Orçamento Democrático realizada no bairro dos Bancários

A Prefeitura Municipal de João Pessoa realizou na noite de 07 de abril de 2011, a plenária do Orçamento Democrático no bairro dos Bancários no Colégio Municipal Olívio Ribeiro, na ocasião o Rotary Club João Pessoa Bancários esteve representado pelos Companheiros João Euclides Braga, Ednaldo Flor, Abelardo Maia, Analyane Cibelle e Afonso.
Considerando a importância do momento para o bairro em que estamos inseridos, e que abriga a comunidade carente do Timbó, onde o Rotary Bancários mantém um N.R.D.C. o companheiro João Euclides Braga usou e palavra em nome do clube para destacar o seguinte pontos:

- O caráter humanitário do RC


- A exitosa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das campanhas de pólio e a de influenza;


- O projeto "De olho no futuro" - que absorve perspectivas de parceria com a Prefeitura Municipal;


- A defesa do SOS Timbó, capitaneado pelo Padre Marcondes da Paróquia Menino Jesus de Praga, parceira do Rotary Bancários apelando para o diálogo e para a necessidade da agilidade das ações;

- Sugeriu na ocasião que vereador rotariano Geraldo Amorim levasse aquela caravana à comunidade para constatar a situação de penúria social lá vivenciada;


- Enaltecendo por fim, que o Rotary Bancários é parceiro da Prefeitura Municipal de João Pessoa, especialmente da Secretaria de Saúde.


A plenária do Orçamento Democrático, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), realizada nesta quinta-feira (7) próxima passada, a partir das 19h, na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, no Jardim Cidade Universitária, é a 11ª Audiência Regional.
A atividade é direcionada para os moradores da 14º região, que residem nos bairros dos Bancários, Castelo Branco I, II e III, Anatólia, Jardim São Paulo, São Rafael, Eucalipto, Timbó, Santa Bárbara, e outras, e tem como objetivo saber da população quais são os principais investimentos que a PMJP deve realizar na área. Para isto, são distribuídos formulários em que as pessoas devem indicar três prioridades para sua região, e uma obra que deve estar de acordo com uma destas três prioridades.

Nas Audiências Regionais, que contam com a participação do prefeito Luciano Agra e dos secretários municipais e vereadores, é feita a prestação de contas das ações que o Governo Municipal já realizou na região e a população avalia a atuação da gestão, bem como dialoga diretamente com os gestores, repassando as solicitações mais urgentes da comunidade, como a limpeza urbana, pavimentação de ruas ou a mudança de itinerário de ônibus.

As prioridades apontadas pela população nesta audiência serão inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012. A partir destas contribuições, o Executivo Municipal elabora de maneira democrática o orçamento público.