domingo, 24 de abril de 2011

Blog Rotarianos do Trânsito de iniciativa do Rotary Club Bancários recebe referência da coordenação do Grupo de Trabalho

Através do email intitulado: O Rotariano João Eduardo e o trânsito no Brasil, o companheiro Adilio Valadão, Associado Representativo do Rotary Club São João de Meriti, RJ, que criou o grupo de trabalho Rotarianos no Trânsito, com a colaboração do Companheiro Antônio Joaquim Cunha, do Rotary Club Duque de Caxias, RJ, encaminhou email a Governadora Tereza Neuma do nosso distrito agradecendo e enaltecendo a participação do Rotary Club João Pessoa Bancários na efetiva e dinâmica participação no grupo.

Transcrevemos abaixo o email e a resposta da nossa governadora:



À
Ilustre Governadora do Distrito 4500
Rotariana Tereza Neuma de Castro Dantas

Companheira Governadora:

A revista Brasil Rotário, edição de abril, tem em sua capa referência a artigo sobre o trânsito no Brasil e no mundo e suas conseqüências, nefastas em sua maioria, sobre a humanidade.

O referido artigo é de minha autoria, Adilio Valadão, Associado Representativo do Rotary Club São João de Meriti, RJ, com a colaboração do Companheiro Antônio Joaquim Cunha, do Rotary Club Duque de Caxias, RJ, verdadeiro pilar central do movimento por mim criado, denominado Rotarianos no Trânsito.

Com este movimento pretendemos conscientizar o maior número possível de rotarianos a respeito desta epidemia silenciosa que ataca a todos nós, sem distinção de sexo, idade, religião, nível sócio-econômico-cultural, se pedestres ou motorizados: todos somos vítimas em potencial.

O Grupo Rotarianos no Trânsito foi criado após a aceitação da idéia pelo atual Governador Distrital Antonio Carlos Coutinho, e teve no Companheiro Antônio Joaquim a primeira adesão ao movimento, tornando-se este o verdadeiro pilar central de nossas ações, comunicador nato que é.

Mas eu estaria em falta se não relatasse à Governadora que um dos rotarianos de seu Distrito, o Companheiro João Eduardo Moraes de Melo, atual presidente do Rotary Club João Pessoa/Bancários, não fosse, da mesma forma, um dos baluartes de nossas ações, havendo, inclusive criado um blog - http://rotarianosnotransito.blogspot.com, cujo endereço está presente nos inúmeros e-mails enviados pelo Antônio Joaquim, levando o nome de Rotary e suas ações a milhares de pessoas e grupos, no Brasil e no exterior.

O arquivo anexado contém palavras de agradecimentos e congratulações pelos trabalhos e ações do João Eduardo, presentes, além do blog, no site www.transitoweb.com.br, do qual ele é um dos dirigentes maiores. Seu Distrito, portanto, está de parabéns por contar com um rotariano atuante como o é o João Eduardo.

A missão que temos é extensa. O assunto é tão grave que a ONU criou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. São ações das mais variadas espécies que serão desenvolvidas a nível mundial durante a próxima década. A ONU criou também o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, celebrado no terceiro domingo de novembro.

O site www.chegadeacidentes.com.br, um dos maiores referenciais sobre este triste assunto, criou o marcador de acidentes, isto é, um placar que contabiliza mortes e vítimas de acidentes de trânsito desde 18 de setembro de 2009, em tempo real. Os números são vergonhosos para um Brasil que queremos moderno e desenvolvido, em plena segunda década do século 21: 59.540 mortos e 188.630 acidentados, alguns destes morrendo após o acidente, outros permanecendo com seqüelas para toda a vida. Estes números equivalem, Governadora Tereza, à queda de um avião da Ponte Aérea Rio-São Paulo, todo dia. De um Air Bus A330, a cada três dias. De um Boeing Jumbo a cada sete dias. Mas a seguradora Líder do DPVAT (seguro obrigatório para autos), utilizando critérios diferentes, aponta números ainda piores: por suas contas, o número de mortos por acidentes de trânsito, por dia, no Brasil, chega a 167!

Espero que a Governadora concorde se eu disser que não podemos ficar inertes, não apenas como rotarianos, mas como cidadãos, como partes da sociedade brasileira, diante de números tão acabrunhantes.

Daí meus cumprimentos ao João Eduardo por sua postura.
E ao Distrito 4500 por possuir, entre seus componentes, um João Eduardo.

Desejo que seu período na Governadoria, faltando poucos
meses para terminar, seja para sempre lembrado pelo êxito nas ações rotárias empreendidas.

Com os cumprimentos do

Adilio Valadão.
ROTARIANOS NO TRÂNSITO.

Resposta da Governadora Tereza Neuma

Caro Companheiro Adilio,

Agradeço as suas palavras elogiosas ao Companheiro João Eduardo. Fique certo de que  João é um rotariano modelo em várias ações  humanitárias no nosso Distrito e eu não tenho cansado em fazer elogios ao trabalho que vem fazendo junto ao RC João Pessoa Bancários.

Esse problema é grave e realmente com o engajamento do Rotary podemos tentar conscientizar as pessoas da gravidade e da nossa responsabilidade.

Parabéns pela iniciativa e que ele ajude a diminuir as estatisticas.

Conte conosco.
sds
Tereza Neuma


Carta a João Eduardo

Meu Caro Companheiro João Eduardo, boa tarde.

A publicação de nosso artigo como matéria de capa na Revista Brasil Rotário de abril foi o primeiro grande marco de trabalho que desenvolvemos junto com tantos parceiros Brasil afora, com você e o Companheiro Antônio Joaquim brilhando na “Comissão de Frente”. Neste caso, atiramos no Sol e acertamos nas estrelas: nosso objetivo era convencer ao Presidente da Brasil Rotário Companheiro Carlos Henrique Fróes e à sua Diretoria Executiva a realizarem a apuração de concursos de redação, nos três níveis escolares, que seriam promovidos por cada um dos Distritos Rotários no Brasil e premiando aos três vencedores de cada Distrito. Todavia, a Direção da revista achou por bem não realizar o concurso e propôs a produção de artigo, com a capa temática como um plus.

Todos vimos que, nos últimos dias, a mídia falada, escrita e televisiva veiculou inúmeras reportagens sobre o trânsito e suas conseqüências nefastas na vida dos cidadãos. Desta forma, meu caro João Eduardo, sinta-se muito satisfeito consigo mesmo, como o Antônio Joaquim, eu e outros companheiros que abraçaram esta causa, proferindo palestras em clubes rotários e eventos de outras modalidades, principalmente escolares, eventos de cidadania e outros, sempre levando o nome de Rotary e o combate ao mau trânsito que aí está.
O enfoque que a mídia tem dado ao assunto mostra que estamos no caminho certo, que o trânsito É UMA EPIDEMIA que mata, aleija, destrói vidas e famílias, e nós cidadãos – rotarianos não podemos ficar inertes, vendo a banda, pura e simplesmente, passar.
Deveríamos todos fazer como você, Rotariano no Trânsito de primeiro momento, com seu blog que é, faço questão de repetir, referencial em nosso trabalho, citado em TODOS os e-mails que o Antônio Joaquim envia sobre trânsito, a todo o Brasil.
Atrevo-me a dizer, João Eduardo, ou melhor, atrevo-me a prever, que seu blog evoluirá, no momento certo, e se transformará em um site rotário sobre trânsito. Idealismo, vontade, capacidade e espírito rotário são características já demonstradas por você, de forma ampla e intensa.

Parabéns por sua parcela neste trabalho. Com toda sinceridade: sem você e os demais companheiros, não chegaríamos aonde chegamos e aonde ainda iremos chegar.

Um forte abraço do

Adilio Valadão.


4 comentários:

  1. Estimado companheiro:
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Seu Clube faz Rotary de verdade.
    Feliz Páscoa.

    Geraldo Batista.

    ResponderExcluir
  2. Caro Presidente João Eduardo

    Cumprimento-lhe pelo sucesso reconhecido em irmanar nosso DISTRITO 4500 ao 4570
    em tão meritório trabalho, seu sucesso é o sucesso do querido RC J.Pessoa Bancários, já
    vitorioso em tantas outra iniciativas pela melhoria da comunidade.
    Meu abraço e votos de FELIZ PÁSCOA.;

    Jorge Rosa
    EGD 4500 - 2006/2007
    Sócio Honorário do RC Bancários

    ResponderExcluir
  3. Parabens João Eduardo!
    Siga em frente.

    Wallace

    ResponderExcluir
  4. Companheiro João Eduardo,

    Parabens ao companheiro e a todos os demais companheiros desse eficiente clube.

    Um abraço,

    Paulo Hermance Paiva
    RC de João Pessoa-Sul

    ResponderExcluir