quarta-feira, 11 de maio de 2011

Homenagem ao EJC e EAC da Paróquia Menino Jesus de Praga


Por ocasião da criação da Comissão de Serviços Novas Gerações o Rotary Club João Pessoa Bancários, homenageou os segmentos jovem e de adolescentes da Paróquia Menino Jesus de Praga, EJC e EAC pela passagem dos 15 anos de sua existência, com o certificado de reconhecimento por relevantes serviços prestados ao movimento evangelizador da Paróquia Menino Jesus de Praga, na formação de uma comunidade de jovens jovens e adolescentes voltada para o exercício de uma vida cristã, no bairro dos Bancários.
Na oportunidade o jovem Victor Rangel proferiu uma palestra sobre "O jovem e o Servir" 
EJCEncontro de Jovens com Cristo, é um Movimento da Igreja Católica, oriundo do ECC (Encontro de Casais com Cristo) que surgiu em 1970 em São Paulo criado pelo Pe. Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial. Em 1979 foi publicada a primeira edição do livro Encontro de Casais com Cristo pelo Pe. Pastore, e a partir daí, tendo difundido o ECC por todo o país, também criou as vertentes de Jovens (EJC) e Adolescentes (EAC).

O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idade variável de 17 a 30 anos, assim como a existencia de um círculo de convivencia no âmbito Paroquial, que introduz o jovem em outras pastorais com o passar do tempo. É atualmente um dos principais movimentos jovens da Igreja Católica no Brasil como pode ser observado pela internet em diversos sites eblogs,(www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3882967) porém não existe uma organização a nível nacional - é um Movimento altamente espontâneo nas Dioceses e Paróquias.
Não há um carisma específico a ser seguido, sendo praticado por Paróquias de vertentes mais tradicionalistas, carismáticas e de outros estilos.
Aqueles que já participaram do EJC são chamados " Encontreiros". O encontrão é um retiro realizado durante um final de semana que recebe os novatos tendo em seu conteúdo secreto. Com brincadeiras, sociodramas, música o conteúdo do EJC versa sobre a Paróquia, sobre a Família e sobre a Fé Católica. Os que estão participando pela primeira vez são chamados de Encontristas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário