domingo, 20 de novembro de 2011

Rotary Club participa de Blitz Educativa no Dia Mundial em Memória das Vitimas de Trânsito

  
Na manhã deste domingo (20) Rotarianos, Rotaractianos e Interactianos do Rotary Club João Pessoa Bancários estiveram em unidade com instituições como o Detran/PB, BPTRAN - Batalhão de Policiamento de Trânsito, STTrans, Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal, Proativa Cursos, MovPaz, Rotary Club, Serviço Social do Transporte (Seste), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e OAB, além de familiares de vítimas do trânsito, para clamar pela Paz no Trânsito numa grande Blitz Educativa Conjunta que aconteceu no final da Avenida Epitácio Pessoa, esquina com a Avenida Navegantes onde os participantes amarravam  fitas brancas nos veículos e distribuíam material educativo sobre o trânsito aos condutores abordados.

Os adesivos com bonecos simbolizando a família foram confeccionados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os motoristas também receberam fitas brancas para simbolizar a paz no trânsito. Familiares de vítimas fatais de acidentes também participaram da ação educativa.

O evento contou com a presença de diversas autoridades a exemplo do Secretario de Segurança Claudio Lima, da Secretaria de Desenvolvimento Humano Cida Ramos, do Diretor Superintendente do Detran/PB Rodrigo Carvalho, da Superintendente do DPRF Inspetora Luciana, do Presidente do MOVPAZ Almir Laureano, da Chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran/PB Abimadabe, Prof. Samuel Aragão representando a OAB, do Vereador Raoni Mendes Secretario Chefe do Gabinete do Prefeito de João Pessoa, do Deputado Federal Ruy Carneiro, entre outros.

Representando o Rotary Club os companheiros João Eduardo Melo, Abelardo Maia, Leila Lira Melo, Levi Braz, João Euclides Braga, Wallace, os Rotaractianos Tin Ralison e Tiago Jacomé e o Interactiano Nelson Filho além ds Rotary Kids Ana Emilia e Joan.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito foi estabelecido em outubro de 2005, durante assembléia geral da ONU, que decidiu que a data seria lembrada sempre no terceiro domingo do mês de novembro.

Em 2 de março de 2010, a ONU proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, com o objetivo de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito, e incluiu o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito no calendário das atividades.
                                                                                

O secretário de Estado de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, disse que as campanhas educativas de trânsito continuarão a acontecer intensivamente em todo o Estado, assim como ocorre com as fiscalizações para contar excessos e crimes de trânsito. Ele disse que o papel do Estado é incentivar e promover ações educativas para contribuir com a ação repressiva.

Rigor nas fiscalizações – O secretário Cláudio Lima afirmou que a fiscalização continuará em todo o estado e que a “Operação Sossego” apreenderá os veículos com irregularidades, assim como prenderá motoristas e motociclistas infratores. “O problema chegou a uma escalada inaceitável, com muitas mortes e o Brasil precisa repensar essa situação”, destacou, acrescentando que as ações educativas colaboram sim com a conscientização.

A ação educativa teve como objetivo lembrar as vítimas da violência no trânsito com um pedido de paz e justiça, conscientizando a sociedade da necessidade de que cada um faça a sua parte na construção de um trânsito melhor e mais humano.

Parcerias no interior – O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, revelou que o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com outros órgãos e com a sociedade civil está se expandindo para cidades do interior da Paraíba. Afirmou que a blitz educativa serve para conscientizar as pessoas fazendo com que cada um reflita sobre a necessidade de uma cultura de paz em ruas e estradas.

Almir Laureano, presidente do Movimento pela Paz, destacou que esta é uma caminhada permanente promovendo a paz no trânsito e em nome da vida.

O taxista Antonio José dos Santos agradeceu pela iniciativa da campanha que vai fortalecendo no dia-a-dia a consciência das pessoas. O advogado e especialista em educação no trânsito, Samuel Aragão, representou a OAB no evento. Ele preside a Comissão de Educação de Trânsito criada recentemente pela entidade. Aragão lembrou que em 1910 a Organização das Nações Unidas (ONU), representada à época por 176 países, aprovou um pacto pela paz no trânsito.

Nina Ramalho, filha, sobrinha e prima de três vítimas fatais da violência no trânsito, participou da mobilização e disse que as ações educativas contribuem com a conscientização, apesar de ainda ser grande o número de pessoas irresponsáveis ao volante ou pilotando motos.

O pai, o tio e um primo de Nina perderem a vida em um cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa. Em 6 de maio de 2007, um motorista avançou o sinal a 142 quilômetros por hora. Há cerca de três anos o causador das três mortes está foragido.

Rosângela Soares, irmã do músico Ronaldo Soares, 19 anos, morto no trânsito há quatro meses, também esteve colaborando com a campanha. A mesma atitude teve Vanessa Morais, que em 2009 perdeu sua irmã Rafaela, 16 anos, atropelada em João Pessoa por um motoqueiro sem habilitação e com a moto sem emplacamento.

O pastor evangélico, Clovis Sérgio, no início dos trabalhos pediu que todos rezassem o Pai Nosso e em seguida participou das atividades.

Encerrando as ações do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito aconteceu a celebração da Santa Missa em memória das vítimas de trânsito e pela Paz no Trânsito, na Paróquia Menino Jesus de Praga nos Bancários, celebrada pelo Padre Marcondes Meneses.

Com a igreja completamente lotada e a presença dos órgãos de trânsito e de segurança, representações da sociedade civil, familiares das vitimas de trânsito e da comunidade em geral,  celebração revestiu-se de um misto de espiritualidade e esperança na construção de um trânsito mais humano, onde, segundo Padre Marcondes “as famílias devem dar em casa o grande testemunho sendo exemplo vivo do cumprimento das leis, da conduta e da ética”.

Logo após mais de 50 (cinquenta) crianças adentraram a paróquia com fitas brancas amarradas ao pulso e adesivos da família do trânsito nas mãos para rezar juntamente com toda a assembléia a oração do Pai Nosso pedindo pela Paz no Trânsito.

Finalizando a celebração a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran-PB Abimadabe, falou em nome de todos os órgãos de trânsito saudando aos presentes e conclamando a todos a unidade por um trânsito mais humano e mais seguro.

Um comentário:

  1. Fico feliz em ver o Rotary e o rotaract Club Bancários tão atuantes na comunidade. Boas lembranças dos velhos tempos de rotaractiano. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir