quinta-feira, 31 de março de 2011

R C Bancários promove Palestra sobre os Direitos da Mulher e a Lei Maria da Penha

O Rotary Club João Pessoa Bancários promoveu durante a reunião festiva do dia 28 de março de 2011, palestra sobre “Direitos da Mulher e a Lei Maria da Penha”, ministrada pela Dra. Joyce Borges, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra do Município de João Pessoa.

A reunião teve inicio com a formação da mesa, que neste dia contou com a honrosa presença do Governador Assistente João Manuel, continuando com a oração rotária proferida pela companheira Angelina, logo após o presidente João Eduardo saudou e agradeceu a presença de todos.
Dando seguimento à reunião o Diretor de Protocolo Ednaldo Flor, convidou a Dra Joyce Borges para proferir a palestra.
Dra Joyce discorreu sobre as principais causas da violência contra a mulher, apresentando em slides o ciclo da violência em que geralmente a mulher encontra-se inserida.
Falando sobre o Centro de Referência ela explicou que quando a vítima é atendida e decide levar o caso a frente ela é encaminhada para à Delegacia da Mulher aonde é feito o boletim de ocorrência que depois se transforma em inquérito policial e um processo judicial. Todos esses trâmites, até o julgamento final da ação, são acompanhados pelos advogados do centro e a vítima recebe todo atendimento psicológico feito por uma equipe multidisciplinar. “Nós atuamos como órgão fiscalizador como também prestamos toda assistência jurídica e psicológica às vítimas” disse Joyce Borges.
De acordo com a coordenadora do Centro, Joyce Borges, entre os casos de estupro registrados em 2010, 49 foram contra crianças, 48 contra mulheres adultas e 33 contra adolescentes. Também foram registrados 25 casos de tentativa de homicídios; 10 casos de tentativas de estupro contra mulheres adultas; quatro casos de tentativas de estupro contra crianças e dois casos de tentativas de estupro contra adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário