sexta-feira, 10 de maio de 2013

João Pessoa promove Fórum Rotary pela Paz

João Pessoa promove Fórum Rotary pela PAZ

O Fórum Rotary pela Paz, realizado no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, discutiu entre outras coisas ações que combatam a atual cultura da violência, como por exemplo, o foco na educação e na conscientização dos indivíduos.

A “Arca da Paz” com mensagens pedindo paz foi lacrada para ser reaberta  daqui a dez anos.

O Coordenador Estadual do Movimento pela Paz (Movpaz), Almir Laureano, iniciou o evento proferindo palestra sobre a cultura da violência que impera na sociedade atualmente e a necessidade de desconstruí-la. Conforme o palestrante, o uso da violência impede que os seres humanos sejam considerados plenamente civilizados: “O homem usava a agressividade para sua própria sobrevivência, mas atualmente não há mais esse propósito. A agressividade é voltada para outros fins, e não dá para estabelecer uma cultura de paz em estruturas velhas e carcomidas pela cultura da violência”, declarou.

Almir Laureano enfatizou a necessidade de educar os cidadãos como ponto-chave para combater o problema. “O foco não é só nos bandidos, é na sociedade como um todo. A violência pode até ser praticada por seres humanos evoluídos, mas não pelos sujeitos educados para evitá-la. Um profundo trabalho de educação é o caminho”, afirmou.

Durante a realização do fórum a Câmara Municipal de João Pessoa  homenageou a entidade Rotary Club, que realiza atividades de natureza social, filantrópica e humanitária ao redor do mundo e em especial na Capital paraibana. O “Fórum Rotary pela Paz” foi realizado durante sessão especial e, na ocasião, foi outorgado Diploma de Honra ao Mérito ao Rotary Club João Pessoa pelos 80 anos aqui na capital. A propositura foi do vereador Raoni Mendes (PDT).

O vereador Raoni Mendes também apontou a conscientização de cada pessoa como forma de transformar a realidade atual. Segundo ele, é preciso começar o trabalho pela paz dentro de cada indivíduo: “Estamos na ânsia de ter sempre mais, em detrimento do ser, e é preciso ao homem observar isso e se doar mais, ser capaz de mais gestos de solidariedade”, sugeriu.

Alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de escolas públicas da Capital e de Guarabira trouxeram cartazes com mensagens de paz para a sessão especial da CMJP e escreveram redações tratando sobre o tema. A intenção é guardá-las para serem lidas no futuro.

 “Arca da Paz” é lacrada e será reaberta daqui a dez anos

Estudantes, professores, rotarianos e demais participantes escreveram mensagens de paz, explanando sobre a realidade atual e sobre o que gostariam que mudasse na sociedade em uma década.

As mensagens foram guardadas na “Arca da Paz”, que foi lacrada para ser mantida na Fundação da CMJP pelos próximos dez anos e reaberta em uma nova sessão sobre o tema na Casa Napoleão Laureano, vencido esse prazo. A intenção é ver como a sociedade se comportou durante o período e se as mudanças desejadas realmente aconteceram.

João Eduardo Melo, que coordenou os trabalhos do Fórum durante a sessão especial, pediu: “Precisamos melhorar este mundo para que, quando reabrirmos a urna, não nos deparemos com a mesma situação, mas que tudo tenha mudado”.

Durante o evento, também foi lançado um selo personalizado alusivo aos 80 anos do Rotary Club de João Pessoa. Representando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, esteve presente o diretor-adjunto dos Correios na Paraíba, Manoel Francisco de Melo Neto.
História do Rotary Club

O Rotary Club é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua mundialmente desenvolvendo projetos humanitários, programas internacionais e de intercâmbio cultural com o objetivo de promover e defender a paz. A entidade tem unidades em 189 países e foi implantada na Paraíba em 1933, compreendendo hoje 24 clubes em todo o estado.

O lema “Dar de si antes de pensar em si” reflete o principal objetivo do Rotary Club. Os rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves. Além disso, apoiam a profissionalização, programas para jovens, oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais. Conforme o presidente da Reunião de Presidentes e Secretários (Represe), Celso Mangueira, são princípios da entidade a ética, a amizade, o bem-estar e a valorização do ser humano.

Com: Érika Bruna Agripino da CMJP

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comunicado de Falecimento - Maria de Lourdes Meneses

quarta-feira, 8 de maio de 2013

FÓRUM ROTARY PELA PAZ

FÓRUM ROTARY PELA PAZ
O Rotary International e a Câmara Municipal de João Pessoa convidam V.Sa. para participar no próximo dia 09 de maio de 2013, as 16:00 hs no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa do:


FÓRUM ROTARY PELA PAZ

A paz começa com você


Data: 09/05/2013
Local: Câmara Municipal de João Pessoa
Horário: 16h ás 19h00


PROGRAMAÇÃO


15h00 às 15h30 - ARCA DA PAZ: Escreva sua mensagem e coloque-a na Arca da Paz

16h00 – Formação da mesa
              
16h15 – Execução do Hino Nacional Brasileiro

16h30 – Abertura Oficial

16h30 – Lançamento do selo comemorativo aos 80 anos do Rotary em João Pessoa

17h00 – Homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa ao ROTARY
        Vereador Raoni Mendes

17h30 – Fechamento da ARCA DA PAZ
        A arca da Paz ficará na fundação câmara municipal de João Pessoa e será aberta após 10 anos
             
18h00 – Palestra: Paz através do Servir
                  Almir Laureano – Presidente do MOVPAZ

18h30 – Livre para debate

19h00 – Apresentação Cultural (Coral)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Rotary Bancários assina projeto que beneficia mais de 500 famílias e instituições filantrópicas


 
Nesta segunda-feira o Rotary João Pessoa Bancários, assinou mais um projeto com a CONAB para distribuição, em etapas, de 10.000 kg de peixe a 500 famílias cadastradas pelo Rotary da comunidade carente do timbó, e as instituições beneficentes Casa Divina Misericórdia, casa da paz em Mangabeira, Instituto Novo Lar, Hospital Padre Zé e Casa do Menor com Câncer.

O querido amigo solidário siderlandio (dôdo) é o consultor responsável pelo projeto, que beneficia a comunidade produtora no Congo e quase 3.000 pessoas beneficiadas diretamente pelo Rotary João Pessoa Bancários. 

A primeira entrega acontece nesta sexta-feira (03/05) na sede do Rotary João Pessoa Bancários.