segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rotary Bancários promove esta noite palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata

Com uma palestra hoje as 20 hs na sede social do clube no bairro dos bancários o Rotary Club João Pessoa Bancários engaja-se a  Semana de Prevenção do Câncer da Próstata.
A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. João Euclides Braga do C.C.S. da UFPB.

Você é nosso convidado.
O Câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/câncer na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinardisfunção erétil e outros sintomas.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Rotary Bancários presta homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na reunião especial desta segunda-feira (02) o Rotary recebeu a ASAS/PB, que é a Associação de Pais, Amigos e Simpatizantes do Autista da Paraíba para homenagear profissionais e pais pelo trabalho desenvolvido para que a pessoa que tem a síndrome possa ser habilitada e inserida na sociedade.
A reunião teve inicio com a reflexão rotária proferida pelo Companheiro João Manoel, seguida da saudação inicial da Presidente Geanni Rivia que agradeceu a presença de todos e demonstrou a importância deste momento para o Rotary Club Bancários.
Logo após o companheiro João Eduardo Melo, nominou e agradeceu as presenças e informou que a reunião visava receber a ASAS/PB buscando promover o debate de que o autismo não é uma doença e que as pessoas, a exemplo dos portadores da SD, precisam ser aceitas para que possam desenvolver suas habilidades em uma perspectiva do respeito às diferenças.
O diretor da ASAS/PB Rodrigo Camboim discorreu sobre a associação mostrando um vídeo institucional com as atividades desenvolvidas até hoje.
A Psicopedagoga Milene proferiu palestra com o tema “O AUTISMO e a necessidade da inclusão Social”, seguida do testemunho de pais, falando sobre o beneficio de serem pais destas crianças especiais e as suas experiências de vida.

A partir de então profissionais e pais passaram a ser homenageados com certificados de reconhecimento profissional da ASAS/PB e do ROTARY BANCÁRIOS.
A presidente da ASAS/PB Hosana de Freitas, bastante emocionada, agradeceu ao Rotary Bancários o espaço concedido e dizendo-se feliz pelo avanço da associação na busca de espaços de debate do tema para conhecimento da sociedade.

Facultada a palavra homenageados e rotarianos enalteceram o tema da reunião e parabenizaram a ASAS/PB e o ROTARY pela iniciativa.
O Companheiro João Eduardo Melo em nome do Rotary Bancários estendeu as mãos a ASAS/PB para parcerias que possam  trazer benefícios a comunidade autista da Paraíba com foco também na comunidade do Timbó, colocando toda a estrutura física do clube a disposição destas ações.

A presidente Geanni Rivia, finalizou a reunião agradecendo a presença de todos, saudando com entusiasmo e carinho aos pais componentes da ASAS/PB,  colocando o clube sempre a disposição para estabelecer parcerias que visam orientar e oferecer conhecimentos sobre o autismo e a necessidade do acolhimento a estas pessoas, convidando depois  a partilha de um lanche de companheirismo.

O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros – no mundo, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), existem mais de 70 milhões de autistas. A síndrome provoca isolamento, prejuízo à interação social e dificuldade de imaginação, além do não contato visual. Como ainda não se descobriu a causa (acredita-se que sejam múltiplas), a chave do problema estaria na atitude da família que enfrenta um caso de autismo. É nesse ponto que se fortalece o trabalho desenvolvido na Funad: além de oferecer diagnóstico e atenção especial à criança autista, o órgão também faz o acompanhamento das famílias.

O Dia Mundial do Autismo foi criado pela ONU em 2007, para a conscientização sobre a questão. Embora não tenha cura, o autismo deve ser trabalhado para que a pessoa que tem a síndrome possa ser habilitada e inserida na sociedade.